quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Mini-Rei


Mini-Rei

Sem pára-quedas me atiraram
Entreguei-me ao bem-me-quer
Experiência extra-humana
Pseudo-herói me transformei
Esbanjei a auto-estima
Criei meu auto-retrato
Eu, arqui-rival de mim.
De meu próprio sub-reino
Regado a falso pão-de-ló
Não passei de um à-toa
Tolo vira-lata que se acha rei.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

A Verdadeira Força


Em um inverno como muitos outros, dois meninos brincavam, patinando sobre as águas congeladas de um lago. Os dois eram grandes amigos,
viviam como irmãos(...), durante a brincadeira o gelo se partiu, causando a queda de um dos pequenos garotos dentro do lado. O outro em desespero,
mesmo sem saber ao certo o que fazer, tirou os seus patins, e com toda a força começou a quebrar o gelo para que seu amigo conseguisse sair de lá.
Tanto esforço foi recompensado, e seu amigo conseguiu sair das águas congelantes. Minutos depois chegaram os bobeiros, e curiosos.
E a pergunta que não saia da cabeça de todos naquele momento era: "Como um menino tao pequeno e fraco, conseguiu quebrar esse gelo e salvar seu amigo?"
Einstein passava pelo local e parou para refletir no assunto, foi quando ele disse: "Eu sei como o menino conseguiu", todos aguardando a resposta do gênio,
o questionavam "Como?!", Einstein respondeu: "Ele conseguiu simplesmente porque não havia ninguem por perto para dizer que ele não conseguiria."

domingo, 26 de agosto de 2007

Pra cair, basta estar de pé





Pra cair, basta estar de pé
Nada está imune.
Tudo se modifica.
Tudo se transforma.
Você pode rir de alguem, e no dia seguinte estar no lugar dessa pessoa.
Não existe "sempre". Existe "Enquanto durar".
Não se ganha todo dia.
Mas como não se abalar ?
Fé. No que você quiser.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A Busca da Felicidade


Existe uma história antiga, muito interessante, sobre os deuses. Com medo que, se o ser humano fosse perfeito, não precisaria mais deles, reuniram-se para decidir o que fazer. O mais sábio dos deuses disse: "Vamos dar-lhes tudo, menos o segredo da felicidade". "Mas se os humanos são tão inteligentes, vão acabar descobrindo esse segredo também!", disseram os outros deuses em coro. "Não", responde o sábio -"vamos esconder num lugar onde eles nunca vão achar - dentro deles mesmos".

Como disse Wayne Dyer: "A maioria das pessoas está procurando pela felicidade. Olhando em volta para ver se acham. Estão tentando encontrá-la em algum lugar ou pessoa lá fora. Esse é um erro fundamental. A felicidade é algo que você é, e o que você é depende diretamente do que você pensa".

Existe um ditado budista que diz: "Se você quer saber como foi seu passado, olhe para quem você é hoje. Se quer saber como vai ser seu futuro, olhe para o que está fazendo hoje".

Nem só de grandes idéias em Marketing, sacadas, vendas fechadas, faturamento, etc., dependemos para o sucesso e, principalmente, para sermos felizes. Existem outras coisas muito mais importantes do que o dinheiro. Afinal, não existe sucesso na vida que não passe pela satisfação e crescimento pessoal.

A atitude é fundamental nestas horas. Se você não está fazendo o que ama fazer, acordar todos os dias pela manhã vai se tornar cada vez mais difícil - e isso é um grande problema num mundo cada vez mais competitivo. Você tem que amar o que faz, se não já acorda em desvantagem.


E você, o que está fazendo para crescer e ser feliz?

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

"Tudo muda exceto a própria mudança."


"Tudo muda exceto a própria mudança."


Tudo flui e nada permanece; tudo se afasta e nada fica parado.... Você não consegue se banhar duas vezes no mesmo rio, pois outras águas e ainda outras sempre vão fluindo.... É na mudança que as coisas acham repouso....

(Heráclito, fragmentos.)
Nossos amigos gregos consideravam o filósofo Heráclito como "O Obscuro", e tinham suas razões. Heráclito foi talvez o mais délfico dos pensadores pré-socráticos. Este homem taciturno, com uma perspectiva meio severa da vida, afirmava essencialmente que todas as coisas, boas e más, devem passar.

Como Tales de Mileto (o inventor da filosofia grega), Heráclito achava que todas as coisas eram feitas de uma única e permanente substância, a qual tinha de ser um dos quatro "elementos": — terra, ar, fogo e água. Tales escolheu a água. Heráclito, o fogo. "O raio dirige todas as coisas," era sua máxima secreta.

O mundo, pensava ele, é como a chama de uma vela: sempre o mesmo em aparência, mas sempre mudando em substância. Ironicamente, seu exemplo mais famoso desse paradoxo de forma/substância é aquático: "Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio". Ainda que o rio possa parecer ser sempre o "mesmo", suas águas fluem incessantemente. No momento em que você põe o pé na água, ela já se foi.

Da mesma forma, todo o mundo está em permanente fluxo; a mudança é constante e inexorável. Ao ponto de vista de Heráclito, de que tudo muda, outros adicionariam a conclusão lógica, "exceto a própria mudança." Heráclito não queria dizer que tudo é um caos; por trás do fluxo e do conflito, ele enxergava um princípio diretor, uma força organizadora, que ele chamou de logos, palavra grega que significa "razão" ou "lógica".

É esse logos desmaterializado, inerente ao universo, que transforma o conflito e a mudança em beleza e prazer. "Oposição traz concórdia" é um dos paradoxos de Heráclito. "Da discordância vem a mais bela harmonia." O bem não existe separado do mal, a saúde da doença, a saciedade da fome, ou o descanso do cansaço: eles são os dois lados da mesma moeda metafísica, sucedendo-se um ao outro à medida que a mudança obriga a moeda a girar e girar."

As idéias de Heráclito emergiram outra vez, embora ligeiramente alteradas, na filosofia de Empédocles (quinto século a.C.), que inspirou o poeta latino Horácio, quatro séculos mais tarde, a cunhar a frase concordia discors — "harmonia na discordância". As noções de Platão acerca da transitoriedade da matéria e da permanência das idéias também têm seu débito com Heráclito, assim como (mais indiretamente, porém) os sentimentos do sábio Eclesiastes, da Bíblia, cujo sonoro verso, "para tudo existe um tempo," é apenas mais um dos seus toques gregos.

sábado, 11 de agosto de 2007

"Mas que sorte, heim rapaz !"


O que você considera sorte?

Já se fez essa pergunta?

Cansamos e cansamos de reclamar diariamente de uma série de coisas, e logo nos vem na cabeça: “mas que azar... que falta de sorte...”

Você se considera um sortudo?

Essa pergunta, eu creio que você só vá conseguir responder, se definir antes o que é sorte.
Sorte é muito relativo, e extremamente individual, já que você é o único que pode definir o que é sorte para si.

Pense bem no assunto...
Até porque apesar de muitos problemas serem quase inevitáveis, existem diferentes angulos de visão, tudo vai depender apenas da posição que você escolher observar.